Configurar E-mail SMTP- Como configurar o Envio de E-mail SMTP no Painel Plesk
Esse tutorial é válido para quem possui um plano de Hospedagem Windows com Painel Plesk e Domínio.
Nesse tutorial será ensinado como configurar o envio de e-mail nos modelosde sitesEffectWeb, mas pode ser usado em outros websites.
Passo 1 - Criando um Endereço de E-mail
Etapa 1 Faça login no seu Painel Plesk em seguida selecione a aba ''E-mail''
Clique em ''Crie um Endereço de E-mail'' como mostra na foto abaixo
Etapa 2 1- Coloque o login do seu e-mail (exemplo: admin, administrador, email, etc..) 2- Coloque uma senha (grave essa senha pois vai ser usada depois) 3- Repita a senha
Clique em ''Ok''para terminar.
Etapa 3 Ao terminar a etapa 2 você vai ser direcionado a uma tela conforme mostra na foto abaixo
Na aba ''Usuário'' você vai clicar no e-mail.
Etapa 4 Em seguida você vai colocar somente um Nome de Contato como mostra na foto abaixo, não altere mais nada e clique em 'OK'
Feito as etapas acima, feche o Painel Plesk
Passo 2 - Configurando o Settings.php
Agora vamos configurar o Settings.php do seu Website, normalmente está na pasta modules
Etapa 1 Coloque o host do servidor de e-mail , normalmenteemail.seudominio.com.br ou smtp.seudominio.com.br, teste com um , se não der certo teste com o outro.
Etapa 2 Porta do servidor SMTP , por padrão seria 25 ou 587 teste com as 2 portas, caso não funcione procure saber com sua empresa de hospedagem se essa porta foi alterada.
Etapa 3 Coloque o endereço de e-mail que criamos acima.
Etapa 4 Coloque a senha que você botou no seu e-mail.
Etapa 5 Repita o endereço de e-mail
Etapa 6 Envie o arquivo reconfigurado para sua hospedagem.
Feito isso o envio de e-mail do seu site provavelmente irá funcionar normalmente.
-Como saber se o envio de e-mail esta funcionando?
Crie uma conta no seu site com um e-mail valido (hotmail,uol, gmail, etc..) , use o recurso de recuperação de senha e depois verifique se o e-mail chegou corretamente. (Verifique o lixo eletrônico)